Parashá

Torah

Parashá Bamidbar (No Deserto) - Números 1 – 4:20

Resumo:

Bamidbar, que é o nome da nossa Parashá, que significa “No Deserto”, não parece indicar nenhuma das qualidades da nossa Parashá. Naquele momento, o povo judeu já se encontrava no deserto por um tempo considerável; durante todo o livro de Vayicrá e parte do livro de Shemot. Assim, o que aprendemos agora ao enfatizar que os judeus estavam no “deserto” ?

A resposta para esta pergunta pode ser encontrada no fato de que “ sempre lemos a Parashá Bamidbar antes de Shavuot”. Portanto antes de vivenciarmos novamente a entrega da Torá, pois espiritualmente, a Torá nos é entregue novamente a cada Shavuot – é necessário lembrar e prestar atenção ao fato que a Torá não foi dada em um local civilizado, mas em um Deserto. ( Shulchan Aruch, Orah Cahyim 428:4 ) .

Esta é a primeira Parashá do livro de Números, que é o quarto livro da Torá ( Pentateuco ) , no entanto em hebraico o livro se chama Bamidbar ( no deserto ). Denominou-se também Chumash Hapecudim ( livro dos Censos ) , pelos diversos censos incluídos em seus primeiros capítulos. A Bíblia da “Versão dos Setenta” chamou este livro de “Aritmói”, palavra grega que significa números. Entretanto, o verdadeiro sentido que os Setenta quiseram dar à palavra Aritmói foi o dos censos.

Começamos então a Parashá em Números 1:1 até 1:19 com o Censo propriamente dito.

Em Números 1:20 até 1:47, temos o resultado do Censo.

Em 1:48 até 1:54 , temos a função dos Levitas, que era o estudo da Torá: “ Eles foram separados ....... para ensinar o público sobre Seus modos moralmente elevados e Suas leis justas.” ( Rambam, fim das Leis dos Anos Sabático e do Jubileu ).

Em 2:1 até 2:34 , temos os detalhes do acampamento.

Em 3:1 até 3:4, temos o relato dos descentes de Arão, sendo Nadav, o primogênito, Avihu, Elazar e Itamar, que forma ungidos sacerdotes. No entanto Nadav e Avihu foram mortos por D’us, e Elazar e Itamar, serviram então como Sacerdotes.

Em 3:5 até 3:13, temos a nomeação dos Levitas.

Em 3:14 até 3:39, temos o Censo dos Levitas.

Em 3:40 até 3:43, temos o Censo dos Primogênitos.

Em 3:44 até 3:51, temos o resgate dos demais primogênitos.

Em 4:1 até 4: 20, temos as funções dos descentes de Kehat. Estes tiveram prioridade sobre os filhos de Guershon, apesar de Kehat ser menor que ele e por eles serem, talvez, os parentes mais próximos de Moisés e Arão ( vide Êxodo 6:16-20 ), porém o Midrash atribui a razão dessa escolha à superioridade intelectual dos Kehatitas.

A Haftará de Bamidbar é Oséias 2:1-22